4# - Errando e Aprendendo
Jul 18, 2020 5:01 am
Espero que você e seus familiares estejam bem.
Hoje quero falar sobre os erros e como podemos aprender com eles.
Antes quando cometia um erro, seja em qualquer área, ficava remoendo aquele momento, pensando em como pude deixar de fazer certa coisa ou não ter executado da maneira certa.
Além disso, ficava com um certo receio de fazer algumas coisas, com medo de errar.
Sei que muitas vezes é dolorido, mas o erro faz parte.
Entender quando cometemos erros é essencial para aprender a mudar e crescer. Não é ruim estar errado, mas admita e aprenda com o erro ou com fracasso.
Tem uma história de uma rapaz que me chamou atenção.
Ele começou a montar um negócio online, quase bem parecido com o Linkedin. Esse negócio como o tempo escalou, e ele acabou tracando o curso na faculdade de Yale.
Essa empresa tinha em torno de uns 100 funcionários, então faz sentido que ela tinha tudo a crescer.
Mas o inesperado aconteceu, o produto que eles pensavam que seria bom para o público, não se tornou algo tão promissor. Depois de alguns meses a empresa faliu.
Infelizmente a história aqui não foi tão linda como do Mark Zuckerberg. Esse rapaz teve que voltar para a faculdade e concluir seu curso. Ele se sentiu um pouco culpado das decisões dele, pois no final ele teve a impressão de ter voltado a estaca zero.
Quando terminou a faculdade, logo de cara ele teve a oportunidade de tomar decisões em um posição importante em uma empresa, alguns empresários estavam dispostos investir dinheiro e apostaram nas estratégia dele, dessa vez ele já conhecia vários erros que cometeu.
Resumindo a história, ele acabou fundando outra empresa, e desta fez quase falhando, achou um jeito de escalar uma empresa de uma forma que não existia antes.
Com o sucesso da empresa fundada, outras empresas começaram a pedir consultoria, ele teve seus altos e baixos nessa etapa também, por que as pessoas não acreditavam nos números de vendas e eficiência da empresa que fundou.
Ele decidiu escrever um livro chamado A Startup Enxuta (Lean Startup), esse livro se tornou quase uma bíblia para empreendedores buscando criar uma startup, principalmente no vale do silício.
Esse rapaz se chama Eric Ries, e acredito que se não tivesse se arriscado desde cedo, as pessoas não teriam confiado nele, poderia ser que ele nem fissesse sucesso, mas o importante é que ele tentou, errou bastante. Se tivesse ficado no cantinho dele, nada disso teria acontecido.
Não estou incentivado largar a faculdade ou emprego, o que quero dizer é que não adianta querer ficar lendo e tentando planejar tudo, na prática diversas coisas vão dar errado, você deve estar disposto a aprender com seus erros.
Então, se adapte, mude e continue melhorando, não deixe que esses erros atrapalhem sua jornada.
Uma frase que achei interessante sobre isso:
"A única coisa que sempre terei 100% de certeza é que estarei errado pelo menos uma vez por dia, pelo resto da minha vida" (The only thing I've ever been 100% right about is that I'll be wrong at least once a day every day for the rest of my life. - Sheldon Evans)
Portanto, quando ver que errou , perceba que está evoluindo, está passando por um desafio que não havia feito antes e tenha certeza que essa experiência contará muito no futuro.
Como esse rapaz, você não vai saber se aquela foi uma boa decisão, a maioria das coisas serão assim, se quer muito uma coisa, não deixe que o medo de fracassar o segure.
Como reflexão para a semana:
Escreva pelo menos um fracasso que contribuiu muito para sua vida.
(Pode usar o Keep Note.)
Por exemplo, não ter passado no Enem para mim, foi algo decepcionante, mas mudou completamente a minha vida para melhor, tanto que até hoje sou grato por não ter passado nessa prova.